Compartilhar:

Cuidados oftalmológicos no inverno

Category: Oftalmologia Comentários: 0

Algumas doenças são mais propicias a aparecer no inverno devido às baixas temperaturas, tempo seco e poluição.

A estação mais fria do ano está prestes a começar, e na época mais gelada do ano é quando aparecem as intituladas “doenças do frio”, como a síndrome do olho seco e as conjuntivites alérgicas, porém não podemos associar essas doenças apenas com o inverno, pois elas também se manifestam em outras estações, se tornando apenas mais propicias devido às baixas temperaturas, tempo seco e poluição.

Para prevenir o surgimento desse mal é aconselhável manter o ambiente sempre arejado, livre de poeira e umedecido, evitando climatizadores. Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos são dicas importantes para se proteger contra contaminações e lesões oculares. Caso você apresente sintomas como vermelhidão, ardor, sensação de areia nos olhos, visão borrada e coceira procure um oftalmologista imediatamente.

Os óculos de grau devem ser mantidos sempre limpos, podendo ser lavados com detergente e água, já as lentes de contato devem receber atenção redobrada, pois nessa estação o ressecamento é comum, o que pode causar infecções. E não se esqueça de manter o hábito de usar óculos escuros até mesmo nos dias nublados, raios como o UVA e UVB atingem praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão.

Fonte: Portal da Oftalmologia