Compartilhar:

Dicas de como proteger os ouvidos das baixas temperaturas do inverno

Category: Fonoaudiologia Comentários: 0

Há diversos problemas relacionados ao ouvido que podem ser desencadeados a exposição do frio, por isso é importante prevenir.

As baixas temperaturas são típicas do inverno,e alguns problemas de saúde ficam mais frequentes. Entre essas patologias estão, irritações no ouvido.

Essas irritações podem ser infecções no nível médio do ouvido, que vai atrás da membrana timpânica, por consequências das doenças que tem relação com o frio. A explicação mais comum é que existe uma comunicação entre o ouvido, nariz e a garganta, por isso, com a chegada do tempo frio, a dor de ouvido é mais frequente por conta das doenças respiratórias.

As infecções, como as otites médias, caracterizadas pela acumulação de fluidos no ouvido, podem ser responsáveis por aumentar o risco de perda auditiva quando ocorre frequentemente em um mesmo sistema. Já existem vários estudos que concluíram que as infeções, que nos afetam durante a infância, podem levar ao desenvolvimento de problemas auditivos depois dos 60 anos.

Leia também: Pesquisa mostra que homens são mais suscetiveis a problemas de Audição 

 Uma das mais simples e principal recomendação é sempre que for sair no frio é estar agasalhado e nunca deixar de cobrir os ouvidos. Outras recomendações para cuidar da saúde dos seus ouvidos, sobretudo durante esta estação são:

  1. Seque bem os ouvidos depois do banho com a ajuda de uma toalha;
  2. Evite usar cotonetes ou outros objetos finos para limpar os ouvidos. Estes podem, para além de empurrar a cera, perfurar o tímpano;
  3. Proteja-se de gripes e constipações e tenha especial atenção às infeções do trato respiratório superior;
  4. Mantenha o nariz limpo para evitar que as bactérias se acumulem e passem para os ouvidos através do canal que os liga;
  5. Aposte numa dieta rica em vitaminas, em particular vitamina B12;

Vale lembrar que remédios caseiros são extremamente ineficazes e podem ser perigosos para a saúde do tímpano. Consulte um especialista se desenvolver sintomas que possam sugerir infeção no ouvido como dor, vermelhidão, inchaço ou febre.

Conteúdo por: Fgta. Marjana Gois