Compartilhar:

O que é e como evitar: Ceratose Actínica

Category: Tratamento Estético Comentários: 0

A doença se manifesta através de Manchas escamosas e ásperas na pele, e é causada por anos de exposição ao sol.

A ceratose actínica é uma doença que atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano, geralmente idosos. Seus sintomas podem se manifestar em diversos lugares do corpo como no rosto, nos lábios, nas orelhas, no dorso das mãos, nos antebraços, no couro cabeludo e no pescoço.


O que é

São Lesões de pele muito comuns nas áreas mais expostas ao sol, causadas pela radiação ultravioleta. São Lesões pré-malignas, ou seja, podem progredir para câncer de células escamosas da pele.


Sintomas

Usualmente, as lesões iniciam como pequenos pontos ásperos na pele da face, colo e membros superiores, que são mais perceptíveis ao toque. Sem tratamento, as lesões tendem a aumentar com o passar do tempo, tornando-se mais avermelhadas e descamativas.


Tratamento

Há diversos tipos de tratamentos, que serão escolhidos de acordo com o número de lesões apresentadas, idade do paciente, se já há história de câncer de pele e a tolerabilidade ao tratamento pelo paciente. É de extrema importância uma boa relação médico-paciente neste momento, para que seja discutido as diversas modalidades de tratamento e feita a melhor escolha por você e pelo seu médico.


Como Evitar

Independente do tratamento escolhido, é de importância fundamental a mudança no estilo de vida do paciente, que deve evitar exposição ao sol principalmente nos horários de maior intensidade da radiação ultravioleta, das 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde. Além disso, o uso de fotoprotetores com proteção para radiação UVA e UVB são essenciais, assim como roupas e chapéus.

Conteúdo por: Drª Ana Paula Nicola