Compartilhar:

Pesquisa mostra que homens são mais suscetíveis a problemas de audição

Category: Fonoaudiologia Comentários: 0

A proporção de perda auditiva é maior entre homens em comparação com as mulheres

Homens são mais suscetíveis a problemas de audição do que as mulheres, de acordo com resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE com apoio do Ministério da Saúde.

Pela pesquisa, a proporção de perda auditiva é de 1,2% no sexo masculino e 1% no sexo feminino. Isso acontece porque os hormônios femininos protegem a audição, fazendo com que o declínio auditivo se inicie mais tardiamente nas mulheres do que nos homens. Essa diferença entre os sexos só diminui quando as células auditivas começam a morrer naturalmente, por volta dos 50 anos.

Há, ainda, outras diferenças na audição entre os gêneros. As mulheres tendem a ouvir melhor os sons em frequências mais altas e até por isso elas tendem a prestar mais atenção em conversas paralelas.

Um estudo realizado em uma clínica de audição de Massachusetts (EUA) mostrou que as mulheres também se sentem mais à vontade para falar de sua perda auditiva, enquanto os homens preferem escondê-la, mesmo que isso prejudique a sua comunicação. Outra pesquisa, desta vez na Islândia, mostrou que homens idosos com perda auditiva e perda visual têm grande risco de morrer em um período de cinco anos, caso não usem aparelho auditivo.

Fonte: Portal Deficiência Auditiva