Compartilhar:

Saúde Auditiva sem Complicações

Category: Fonoaudiologia Comentários: 0

Hoje os aparelhos auditivos são discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação.

O aparelho auditivo traz bem estar ao indivíduo, uma vez que possibilita o melhor convívio com as pessoas ao seu lado, pois ouvindo melhor ele também conversa melhor e interage, além é claro, de perceber os sons ao seu redor, vivendo de verdade, sem dificuldades e limitações. Não existe um padrão de modelos e preços de aparelhos auditivos. A variação é bastante ampla, conforme o modelo, fabricante e empresa que está vendendo e que vai dar suporte.
 
É extremamente útil entender que os aparelhos auditivos não são padronizados. São várias dezenas de marcas; e, as quantidades de modelos por marca são de muitas dezenas. As opções de escolha são limitadas pelo fonoaudiólogo, conforme os exames, entrevista, avaliação e testes.
Então não adianta você querer que o profissional indique um aparelho auditivo sem ao menos uma avaliação do seu cotidiano, uma audiometria de pelo menos 6 meses e uma avaliação do seuouvido.
 
Podemos correlacionar à indicação de aparelhos auditivos para deficientes auditivos com os usuários de óculos de grau. É possível escolher a armação, mas não a lente com o grau que você precisa. Da mesma forma o aparelho, é possível escolher a marca do aparelho, mas não a especificação técnica que inclui número de canais, ganho do receptor e tipo.

Quais são os benefícios dos aparelhos auditivos?

Pesquisas mostraram que aparelhos auditivos atuam significantemente no bem-estar social, emocional, psicológico e físico do indivíduo com
perda de audição.
O tratamento de problemas auditivos mostra melhora em:
  • Comunicação em relacionamentos
  • Intimidade e afetuosidade em relações familiares
  • Facilidade de comunicação
  • Poder aquisitivo – eu mesma já tive vários pacientes que após o tratamento com o aparelho
  • auditivo retornam para o mercado de trabalho
  • Senso de controle sobre sua vida
  • Participação social
  • Estabilidade emocional
Além disso, a audição contribui significativamente para a sua autonomia. Ela proporciona melhora na sociabilização, deixa-o mais alerta - aumentando a sua segurança - e otimiza atividades cotidianas, como ouvir o interfone ou atender a uma ligação.